sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Atividade Final do Curso “Ensinando e Aprendendo com as TIC”
De acordo com o que se tem refletido e dito ao longo deste curso, fica cada vez mais evidente a necessidade da integração da Escola nas águas do seu tempo.
Negar-se a esta integração é o mesmo que não aceitar cozinhar em fogão a gás, andar a pé para não entrar em um carro, salgar alimentos por não admitir geladeira e assim sucessivamente.
Do mesmo modo que todas as tecnologias, pelo menos as essenciais, chegaram às casas das pessoas, a informática chegou à escola.
É indiscutível o fato de que através do computador o ensino-aprendizagem ganhou nova feição. O que nos instiga, agora, é o papel da informática e de outras mídias na rotina escolar. Nenhuma delas teria finalidade nem legitimidade, se não fosse para fazer-nos pensar em reaprender a ensinar e ensinar de outra forma o que nossos alunos estão cansados de não aprender por causa da forma como ensinamos.
As mídias têm comprovado que, através delas, quem aprende, pode dar sentido ao que aprendeu, por causa da sua “enraização” na realidade humana. Os novos tempos impõem à escola a tarefa de preparar pessoas para  acessar e dar sentido ao que aprendem.
O pleno domínio sobre as máquinas, relembra ao ser humano o seu poder criativo, a sua superioridade e a sua capacidade de superar dificuldades e integrar-se ao mundo.
Não resta dúvida de que não só o computador, mas todas as outras ferramentas tecnológicas que são as marcas do nosso tempo, podem preferir ou preterir os seres humanos nas sociedades, a exemplo do que, até há pouco tempo acontecia entre quem sabia e quem não sabia ler.
O uso consciente das tecnologias dentro da escola pode colaborar indizivelmente para a formação de cidadãos críticos, capazes de discernir o certo e o errado, os valores e os contra-valores, porque tudo se encontra nos mesmo espaço, a exemplo da própria vida.
Comentário
É louvável o trabalho do nosso NTE e extremamente válida a preocupação com a formação continuada de quem atua nas SI, assim como de abrir espaço para toda e qualquer pessoa que deseje aprimorar-se no uso das tecnologias para o desenvolvimento do trabalho docente.
A cada curso, vamos clareando o horizonte sobre o uso do computador como ferramenta educativa. As orientações, troca de experiências, partilha das dificuldades, sugestões para superação de obstáculos, a vontade de aprender mais que cada um demonstra, a solidariedade que se nota quando alguém está em dificuldade, todas essas virtudes do curso nos dá ânimo e segurança para enfrentar as adversidades.
Acredito que sairemos deste curso com menos angústias, ansiedades e mais segurança para persistir na tarefa de fazer outras pessoas acreditarem que este é o caminho do nosso tempo.
Os conteúdos ministrados durante o curso, serão de extrema importância para serem usados na disciplina que orientamos e para a criação de projetos que justifiquem a existência das ferramentas na escola.
Não poderíamos ser omissos no reconhecimento à grande figura humana que é o nosso caríssimo Prof. Dílson Aires. Quaisquer palavras poderiam desfigurá-lo. Por isso, limitamo-nos a desejar que este grande Homem continue como é, acima de qualquer adjetivo, cabe-lhe o substantivo GENTE.
Parabéns, Prof. Dílson e muito obrigado pelo privilégio da convivência sábia e serena!

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