sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O
DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO
É fato constatado a dificuldade que as pessoas demonstram de aprender o que precisam para viver em um mundo cada vez mais envolvido em tecnologias.
Aprender é uma necessidade constante e crescente no momento presente da História humana, pois a evolução tecnológica propõe, a cada dia, novos conhecimentos e a maior dificuldade no processo da aprendizagem deve-se ao fato de que o ser humano precisa aprender, ao mesmo tempo, várias coisas, de formas diferentes.
As maneiras de aprender é que têm se constituído no grande desafio da nossa era, pois o novo exige novas formas de aprender, obrigando-nos a abrir mão de conceitos, conhecimentos que acumulamos como “verdades” ao longo de nossas vidas e mostrando-nos que sabemos pouco e precisamos aprender mais, pois o conhecimento é inesgotável.
A grande proposta dos novos tempos é a inserção do ser humano no mundo democrático da informação, do aprender, do saber, do partilhar o conhecimento, a fim de que este ser transforme-se, cada vez mais, em uma fonte que, ao mesmo tempo em que aprende, ensina, ao mesmo tempo em que absorve, partilha, não retendo para si a riqueza de conhecimentos que o mundo vem trazendo até ele.
Então, qual é o fundamento básico que a era da informação e da formação veloz requer de quem tem a missão de “ensinar”, como é o caso dos educadores? Os novos tempos impõem à escola a tarefa de preparar pessoas para acessar e dar sentido ao que aprendem., deste modo um dos grandes desafios da chamada cultura da aprendizagem é levar o aluno a refletir sobre a utilização da informação de maneira crítica.
Quebradas as barreiras do medo do novo e da “vergonha” do não saber, a aproximação do ser humano com a máquina se torna maior, o interesse se intensifica, o desejo de inovar aumenta, daí para a aceitação completa é apenas uma questão de bom senso.
ATV1-1_DEMÉTRIO-KÁTIA

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