Atividade 4.3: leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
Trabalhar com mídias em sala de aula requer aprendizado constante.
Depois de tudo quanto já se refletiu durante este curso a respeito do que se pretende com informática na escola, resta-nos dizer que a utilização de quaisquer recursos multimídia em uma sala de aula, não se justifica apenas, como muito se tem ouvido, para dinamizar aulas, agradar estudantes, prender atenção, inovar por inovar, enfim, parecer atualizado ou dentro da “onda “.
Utilizar tais recursos significa apostar na inteligência de pessoas, entender que o ensino agora não é mais ministrar conteúdos para serem cobrados em provas bimestrais, e sim incentivar descobertas e surpreender-se com as descobertas dos outros.
Em uma comparação bem primária, um carpinteiro para produzir uma janela, utiliza, simultaneamente, várias ferramentas próprias do seu ofício, algumas muito antigas, tradicionais, porém insubstituíveis para aquele trabalho e o produto final do seu fazer, a janela, nada mais é do que um conjunto de ações com múltiplas ferramentas que traduzem a finalidade última do trabalho a que se propôs.
As mídias disponíveis, hoje, para a humanidade, estão prontas para serem usadas, articuladamente, sequencialmente, coerentemente em uma atividade que tenha uma finalidade específica proposta por um profissional.
Ao querer inovar, em certa ocasião, um assunto de Língua Portuguesa, figuras de linguagem, inicialmente usou-se o PowerPoint para preparar slides com fundo, fontes diversificadas, animações para cada slide novo e a edição de textos para conceituar cada figura e utilizar letras de músicas para exemplificá-las, alguns alunos propuseram a inserção das músicas nos slides, alegando que a apresentação ficaria mais interessante e aprenderiam melhor. Acatamos. Fomos atrás de cada música e inserimos aos slides.
Assim, trabalhamos com alguns recursos no mesmo arquivo. Descobrimos que podíamos avançar mais, inserimos gravação de narração e habilitamos a caneta para ressaltar alguns aspectos que se faziam necessários. Salvos nossos arquivos, na hora da apresentação, descobrimos que as músicas não abriam e tentamos saber por quê. Nosso técnico detectou o problema dizendo que as músicas precisavam estar salvas no computador da apresentação, foi então que veio a solução instantânea, baixar as músicas selecionadas pela Internet para o computador e prosseguir com a apresentação.
Quantos recursos na mesma máquina! Quantos problemas resolvidos na mesma hora! Quanta participação de cada pessoa que ali estava dando ideias, manipulando a máquina aprendendo-ensinando na SI. Outra solução dada naquele dia: salvamos as músicas em CD-R para usar no micro system, caso fosse necessário em uma outra oportunidade, se houvesse queda de conexão com a Internet.
Usando o mesmo material, fomos enriquecendo, alguns textos foram substituídos por imagens baixadas da Internet ou fotos dos próprios alunos. Hoje, no mesmo arquivo, temos uma aula montada com recursos do PowerPoint, áudio, vídeo, recursos de voz e apresentamos seja em telão com data show ou em televisor acoplado ao PC.
Não se trata de uma produção sofisticada com recursos multimídia, mas, quando se comenta com os estudantes como nasceu aquela aula, acreditamos que podemos confiar a eles a missão de atualizar o arquivo e, de quebra, é bem melhor assim, do que no tempo do giz.
Prof. Demétrio Mácola
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