sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Diário de Bordo

Existem inúmeras possibilidades para se desenvolver uma prática docente, envolvendo conteúdos de disciplinas diferentes, enfocando um mesmo assunto. É o que se chama de interdisciplinaridade.
O melhor de tudo é quando uma prática desse porte envolve recursos tecnológicos disponíveis na escola, que podem tornar tais práticas mais dinâmicas e interessantes.
Em outros tempos, os professores sempre procuraram formas de dinamizar suas aulas, desenvolver trabalhos interdisciplinares em datas comemorativas e outras atividades que as escolas programavam usando cartolina, tesoura, cola, papel-cartão, papel crepom, lápis de cor, tinta guache, enfim, recursos de que dispunham para motivar os estudantes, fazer um trabalho diferenciado e, o mais importante, tornar eficaz a tarefa de ensinar.
Hoje, os recursos são outros para as mesmas finalidades. Por isso, um projeto pedagógico interdisciplinar, inserido no planejamento anual da escola, pode ajudar na operacionalização dessa prática.
Na E.E.E.F.M."Jarbas Passarinho" - Souza, estamos vivenciando esta experiência. No primeiro bimestre letivo, trabalhamos, em todas as turmas de todos os turnos, o tema BULLYING e, para tanto, utilizamos todos os recursos tecnológicos de que a escola dispõe. Cada turma foi acompanhada por um professor que, junto com os estudantes, definiram como seria abordado o tema e o sub-tema pelo qual ficaram responsáveis.
O resultado foi muito bom: entrevistas gravadas, vídeos, apresentações em slides, concurso de redação, peças teatrais, murais, exposição de fotos, desenhos feitos em paint retratando situações de bullying, enfim, usou-se tudo quanto se pôde dispor na escola.
Desta forma, foi trabalhado um tema muito sério e importante para o aprendizado dos estudantes que, nesse tema, utilizaram conhecimentos da Língua, dados estatísticos, porcentagem, discussões sociológicas, filosóficas, biológicas, físicas, religiosas e outras.
Para o segundo bimestre está sendo trabalhado, na mesma linha do BULLYING, a VIOLÊNCIA, envolvendo alguns aspectos: contra a mulher, crianças, idosos, sexual, doméstica, racial, sexual, religiosa e outros que algum professor ainda venha adotar.
Acreditamos que essas situações, são relevantes, atuais e significativas para o aprendizado de nossos estudantes.

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